MAPEAMENTO DE RUÍDO INDUSTRIAL E DE EMBARCAÇÕES:

As modernas técnicas e ferramentas envolvidas com o mapeamento industrial e de embarcações vem de encontro com as novas tendências e demandas nacionais. Sabe-se que a responsabilidade pelo ambiente é do tomador de serviço que tem responsabilidade solidária, isto é, corresponsável pelos risco envolvidos no seu ambiente onde os seus colaboradores ou de terceiros laboram.

O NoiseAtWork é a ferramenta ideal e sem similar desenvolvida pelos holandeses com participação da 3R Brasil nas funções e cálculos normalizados, acessível e recomendado para atender esta forte demanda. Ele complementa as audio-dosimetrias: classificando-as e auditando-as, além se somar aos processos de monitoramento do ruído ocupacional a partir de estimativas da exposição pelo tempo de exposição aos níveis de pressão sonora; medidos ou avaliados nos ambientes. É de fácil utilização com curva de aprendizado de menos de 2 horas para técnicos de nível médio. São desenvolvidos pela empresa DGMR Software com adaptações no Brasil pela equipe técnica da 3R Brasil Tecnologia Ambiental.

A nova versão NoiseAtWork 5.0, publicada neste ano de 2017, já vem com o MapAtWork incluso, podendo ser inserido outros agentes de risco no mesmo documento de forma inteligente. Com o App MapCompanion que não tem custos e roda em android, é possível realizar as medições de campo e marca-las diretamente no app, como uma folha de campo, agilizando todo o processo de elaboração dos mapas industriais, pois o NoiseAtWork importa diretamente o arquivo do MapCompanion, bastando ajustar as escalas e obter imediatamente a apresentação dos resultados interpolados com modernas ferramentas de cálculo no mapa em cores dos demonstrativos ambientais. Há também os modernos app NoiseAdvisor TWA e EPI, imprescindíveis para auditoria dos dados de medição e emissão de laudo de eficiência de EPI.

Então, com os dados das principais fontes como mapeamento no entorno ou potência sonora esta ferramenta renderiza a partir de complexos cálculos matemáticos a situação acústica do ambiente, permitindo uma fácil visualização em cores dos resultados encontrados. Permite de forma rápida, confiável e eficiente a obtenção da dosimetria dos colaboradores em função de diversos parâmetros normativos apenas com a marcação nos ambientes dos locais e tempo de permanência onde os colaboradores circulam ou laboram. Uma solução de controle administrativo como sugerido pelo Legislador tanto nas IN(s) do INSS/MPAS como na NR06 do MTE, um verdadeiro EPC com controle de exposição por tarefa. Atende perfeitamente os memoriais de cálculo da NR-15 anexo 1 e a metodologia da NHO-01, fornecendo os níveis normalizados diários ou semanais em função do q (taxa de troca), Lc (limite critério), Th (limite de integração) e Tc (tempo critério).

Com essa Modelagem Acústica Ocupacional (MODAO) é possível avaliar o grau de exposição em cada atividade ou grupo homogêneo, gerenciando o tempo de permanência nos ambientes com níveis de pressão sonora elevados (NPSE), como uma imprescindível ferramenta de controle coletivo da exposição (EPC), demandado como primeira medida de controle pelo Legislador.

Neste mesmo contexto, foi lançado este ano de 2017 o moderno iNOISE, uma fantástica ferramenta de mapeamento acústico industrial para simulação, com grande destaque pela praticidade e facilidade com bancos de dados poderosos atendendo a área industrial e de energia eólica.

 
"Não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar o mundo de alguns que estão perto da gente através da prática do conhecimento convencendo mentes e corações" de RDR  
  Site Map